O Twitter é uma ferramenta de relacionamento diferente de outros canais
corporativos já consolidados, como serviço de atendimento ao cliente, website cou ouvidoria. Portanto, antes de criar o perfil da sua marca no Twitter, reflita:
corporativos já consolidados, como serviço de atendimento ao cliente, website cou ouvidoria. Portanto, antes de criar o perfil da sua marca no Twitter, reflita:
- O meu público é usuário do Twitter?
- Que resultado eu espero ao utilizar a ferramenta?
- Eu tenho estrutura interna ou externa para desenvolver um diá logo?
- A equipe terá autonomia para dialogar com agilidade?
Se, após uma avaliação criteriosa, a decisão mais indicada for o uso do Twitter Corporativo, deve-se atentar para as seguintes recomendações:
- Faça monitoramento: acompanhar tudo o que falam da sua marca e de seus concorrentes é fundamental;
- Seja estratégico: o uso do Twitter deve ter objetivos bem definidos e associados aos demais canais de comunicação e relacionamento da companhia;
- Comece aos poucos: é preciso entender o funcionamento da ferramenta antesde tentar emplacar um Trending Topic;
- Para o bem e para o mal: é preciso manter o relacionamento nos momentos bons e nas crises;
- Adote a rapidez: a velocidade é uma das características da ferramenta. O “twitteiro” corporativo deve ter autonomia para publicar mensagens;
- Seja informativo: informação interessante atrai seguidores. Vale, por exemplo, novidades sobre a empresa e informações sobre o segmento em que ela atua;
- Promova conversação: para construir relacionamentos, é preciso interagir, enviando e respondendo mensagens. Aproveite a oportunidade para ouvir o seu público;
- Avalie resultado e faça adaptação: verifique se os objetivos foram alcançados e ajuste, se necessário, a estratégia de relacionamento no Twitter.
Duas novidades acenam com novas perspectivas de uso do Twitter: mensagens publicitárias eaplicativos de localização geográfica. A publicidade no serviço de micromensagens, por meio dos Promoted Tweets, está sendo utilizada, na primeira fase, pelas empresas Best Buy, Bravo, Red Bull, Sony Pictures, Starbucks e Virgin America. Os tweets publicitários serão identificados pelo selo “promoted by” (TWITTER, 2010).
O uso do serviço de micromensagens pelo celular, além de ampliar o número de potenciais usuários, possibilita o desenvolvimento de aplicativos de localização geográfica que sejam intermediários de encontros. Poderá haver ainda um direcionamento de anúncios de acordo com o lugar onde as pessoas estiverem.
O modo como os usuários se apropriarão dessas e de outras novidades doTwitter será preponderante para a renovação da ferramenta e o crescimento do número de perfis e tweets. Neste sentido, caberá às empresas monitorar e participar desse movimento, identificando as oportunidades de acordo com seu segmento e objetivos.